Todo dia é dia d@ ciclista

dia_ciclista

reprodução: metrô

Não é novidade para os leitores deste blog que o Metrô de São Paulo tem dado alguns passos para estimular o uso de bicicleta na cidade. O que ninugém esperava era a criação de uma data em homenagem aos que pedalam.

Ao divulgar uma exposição de arte inspirada pelas magrelas, a companhia cita 16 de maio como “Dia do Ciclista”. Não encontrei nenhum  registro de legislação (municipal, estadual ou federal) ou festividade relacionada ao uso de bicicletas na data citada pelo Metrô.

Na cidade de São Paulo, a lei 13.484 diz que o “Dia do Ciclista” é domingo em que se inicia a Semana da Bicicleta (segunda semana de Julho). No Brasil, existe uma polêmica em torno de duas datas: 8 de Dezembro e 19 de Agosto.

Mais do que datas comemorativas a preencher o “Calendário Oficial da Cidade”, quem anda de bicicleta espera medidas concretas que garantam seu direito de andar com segurança pelas ruas.

De qualquer maneira, se estiver de passagem pela estação Sé do metrô entre 10 e 27 de Maio, fique de olho nas bicicletas.

One Comment