Brasil 37 X 23 EUA

A operadora de TV a cabo NET (a maior do Brasil, pertencente à…. adivinhe) simplesmente eliminou de sua grade de programação a BBC inglesa, a TV5 francesa e a TVE Espanhola. Agora os assinantes que acreditam ter acesso “ao mundo na tela da TV” só recebem conteúdo produzido em um país além de Brasil e Estados Unidos:a Itália (RAI).

O grande irmão do norte subiu de 21 para 23 canais na operadora, pois no lugar dos três eliminados entraram os enlatados Arts & Entretainment (ou A&E, dedicado a variedades e celebridades) e The History Channel (a versão oficial do Pentágono dos processos históricos, com grande destaque às guerras e invenções tecnológicas).

Agora a grade geopolítica da tv a cabo ficou assim:

– 23 canais exibem programação estadunidense 24 horas por dia
– 14 canais brasileiros pertencem às Organizações Globo
– 9 canais abertos (VHF e UHF) de outros grupos
– 7 canais “oficiais” (legislativo, judiciário, educativo, comunitário…)
– 1 canal de outros países (Itália)
– 3 canais de compras 24 horas por dia (um deles, da Globo)
– 3 canais de pregação religiosa 24 horas por dia
– 1 canal comercial nacional que não pertence à Globo (ESPN Brasil e MTV, ambas do grupo Abril)

Segundo um diretor da NET, os canais foram removidos por causa da digitalização de seus sinais. A NET promete trazer de volta os canais quando “o processo de digitalização do sinal tiver terminado”, o que permitirá “por exemplo, legendas e outras opções de áudio”.

No entanto, o assinante que quiser de volta o melhor telejornalismo do mundo (da BBC), ou as programações francesa e espanhola, terá que telefonar (enfrentando o telemarketing) e solicitar o que lhe foi tirado sem nenhum aviso.

[matéria site br101.org]
[matéria da agência Estado]
[resposta da NET]
[outro texto sobre TV publicado aqui]

7 Comments