Vídeo do debate sobre a ‘Nova’ Marginal

23_08_09-marginal

“Velha” Marginal Tietê, 23.08.2009 – foto: Britto / zn na linha

Na última terça-feira (25), o Movimento Nossa São Paulo promoveu um debate sobre o projeto da “Nova” Marginal do Tietê (a construção de seis novas pistas para o tráfego de veículos motorizados).

Infelizmente o “debate” em si não aconteceu. O Governo do Estado, “pai” da obra, não mandou nenhum representante. Haviam sido convidadas a Secretaria Estadual de Transportes e a Dersa (empresa estadual que realiza a obra). O Município, parceiro do governo estadual no projeto, enviou um técnico da CET e o Secretário Eduardo Jorge (Verde e Meio Ambiente), que alegou ter sido convidado na semana passada, disse ter outro compromisso, falou 25 minutos e foi embora.

Mesmo assim, as exposições dos demais convidados (Marcos Bicalho e Rafael Poço) e as falas de pessoas que estavam na plateia explicitaram o descontentamento geral com a insistência no modelo rodoviarista bilionário e trouxeram questionamentos interessantes sobre a “Nova” Marginal. Infelizmente, tais questionamentos não foram nem serão ouvidos. A obra deve ficar pronta em tempo recorde, em Março de 2010, no limite permitido para inaugurações de obras pela lei eleitoral. Irá trazer alguma melhora para o trânsito na cidade durante um par de anos (ou talvez meses) antes de ficar novamente congestionada.

Veja o vídeo do debate na íntegra:

[parte 1 – Ricardo Laiza, superintendente de Planejamento da CET]

[parte 2 – Marcos Bicalho, da Associação Nacional de Transportes Públicos]

[parte 3 – Rafael Poço, do Coletivo de Ecologia Urbana]

[parte 4 – Eduardo Jorge, Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente]

[parte 5 – debate com a plateia]

3 Comments