Desafio intermodal comprova: bicicleta, o melhor veículo

Na última quinta-feira (31) a ONG Transporte Ativo promoveu o segundo desafio intermodal no Rio de Janeiro. A idéia é simples: participantes utilizando diversos meios de transporte devem ir de um local até o outro da cidade. E o resultado comprova: os meios não motorizados são muito mais rápidos, eficientes, menos poluentes, mais saudáveis e mais divertidos do que as máquinas de quatro rodas.

No trajeto de 16km entre a Central do Brasil e o Leblon, a moto foi o veículo mais rápido (41 minutos). Com apenas sete minutos de diferença chegou a bicicleta. A diferença entre os dois veículos de duas rodas é simpels: além do risco de acidentes graves ou fatais ser infinitamente maior para quem pilota motocicletas, os motorizados de duas rodas poluem mais do que um ônibus urbano.

O desafio não trouxe surpresas: os últimos colocados foram as máquinas de quatro rodas. Em penúltimo lugar chegou o automóvel. Vendido em até 48 prestações como ilusão de liberdade e status, a máquina de duas toneladas levou 73 minutos, ou seja, chegou quase meia-hora depois da bicicleta.

Se o automóvel fosse apenas uma opção suicida e estressante para quem o utiliza, estava tudo bem. Mas carro ocupa espaço e atrapalha também a vida de quem não congestiona as ruas. Em último lugar (79 minutos) chegou o ônibus.

NA MÍDIA:

Confira os resultados (tempo gasto e poluentes* emitidos no percurso):
1) MOTO
– 41 minutos
– monóxido de carbono: 88g
– hidrocarbonetos: 19,2g
– óxido nitroso: 4,8g

2) BICICLETA
– 48 minutos
– poluentes: zero

3) BICICLETA RECLINADA
– 48 minutos
– poluentes: zero

4) METRÔ/BICICLETA**
– 51 minutos
– poluentes: não há medição

5) METRÔ/PATINS**
– 59 minutos
– poluentes: não há medição

6) BICICLETA PELA CICLOVIA
– 61 minutos
– poluentes: zero

7) METRÔ/ÔNIBUS**
– 62 minutos
– monóxido de carbono: 60g
– hidrocarbonetos: 10,5g
– óxido nitroso: 80g

8) CARRO
– 73 minutos
– monóxido de carbono: 33g
– hidrocarbonetos: 4,95g
– óxido nitroso: 4,2g

9) ÔNIBUS
– 79 minutos
– monóxido de carbono: 60g
– hidrocarbonetos: 10,5g
– óxido nitroso: 80g

* Os índices de poluição são nominais, medidos pelo IBAMA. Vale lembrar que os poluentes emitidos são do veículo. Ou seja, enquanto cada ônibus transporta mais de 50 passageiros, carros e motos geralmente levam apenas uma ou duas pessoas.

** O metrô é movido a energia elétrica, não emitindo poluentes durante a circulação. Seu impacto ambiental está na geração da energia (usinas hidrelétricas, termoelétricas, nucleares, etc).

5 Comments