Quase lá: hoje, só 35% da cidade parada

300km

foto: polly, durante a inauguração do Estilingão

A cidade de São Paulo bateu hoje o recorde histórico de congestionamento, com a marca oficial de 295km de ruas paradas.

18h58-295

reprodução: CET

Às 18h58, o monitor online da CET indicava que 35,4% das ruas monitoradas (834km) eram filas de motores ligados dentro de latas estacionadas.

percentual_19-12

Depois das 19h, o gráfico que mostra a evolução do trânsito ao longo do dia travou: havia ultrapassado o limite de 35% de ruas paradas. Alguns disseram que o relógio da CET chegou a atingir os 298km de marca oficial. Ao final, restou uma divergência de casas decimais entre o resultado apresentado no gráfico (35,135) com a máxima registrada no relógio (35,4).

22h29-grafico

Os comentários na internet falavam em uma manifestação de solidariedade à General Motors nesse momento difícil. Outros disseram que era uma carreata de apoio às declarações do presidente Lula, que quer reduzir definitivamente o IPI dos carros. Uma parcela da opinião pública acreditava que era uma manifestação de milhões de motoristas nas ruas reivindicando a aceleração das obras da nova Freeway que o Governador José Serra pretende construir na Marginal. Um terceiro grupo acreditava que as filas intermináveis de luzes e buzinas celebravam os novos túneis do prefeito Kassab.

Por sorte, a chuva abaixou os ânimos de estudantes, funcionários e professores da USP, que tomaram porrada da tropa de choque ontem dentro do câmpus e pretendiam marchar hoje até a av. Paulista. Se o ato tivesse acontecido, certamente em vez de botar a culpa no feriado ou na chuva, o destaque midiático seria para a ação dos “baderneiros” como a causa do congestionamento.

Independente da confiabilidade nas medições oficiais e dos custos e métodos de manutenção da bomba “sob controle”, é fato que as condições de locomoção continuam piorarando na cidade.

Nesse momento de recorde, vale prestar uma homenagem a todos os políticos e técnicos dos mais diversos partidos e escalões que, durante décadas, trabalharam duro para que essa marca fosse uma realidade, contando sempre com a torcida, o apoio e o voto da sociedade “apaixonada por carros”.

Faltou pouco para o estourar oficial das champanhes dos 300km. Uma derrota como a de Marta Rocha, com cheiro de pênalti roubado aos 45 do segundo tempo.

Mas não há de ser nada: nossos bravos homens e mulheres continuarão a trabalhar pelo desenvolvimento e pelo progresso. Mais pontes, mais túneis, mais carros, mais propaganda dizendo que os carros e pontes não têm nada a ver com isso, mais trabalho, mais PIB e mais trânsito para o orgulho da pátria.

293 quilômetros – meninamalouca
A culpa é do Lula, do Serra, do Kassab e SUA também – e você com isso?
novo recorde de congestionamento. E querem ampliar a marginal – va de bike
parabéns, são paulo: 300km – ciclobr

9 Comments

  1. Posted 10/06/2009 at 22h20 | Permalink

    post perfeito. saí do busão no fim da paulista e andei até a consolação, hoje, na chuva. era o único jeito. rumo ao colapso total, quem sabe daí começam a construir outras políticas públicas e fica mais fácil ser ciclista ou passageiro de coletivo nessa cidade. beijo!

  2. Posted 10/06/2009 at 22h56 | Permalink

    Parabéns pelo sarcasmo. Eu tava presa nesse trânsito, e não consegui tratar a tragédia com humor.

  3. Roberto
    Posted 10/06/2009 at 23h11 | Permalink

    Fantástico! Sempre haverá culpados e eles nunca serão os carros! Talvez os culpados sejam os ciclistas não!? Afinal de contas estão andando de bicicleta pra economizar a condução e comprarem um carrão!

    hahahahahah

    Parabéns

  4. KARARYU - O DRAGÃO FANTASMA
    Posted 10/06/2009 at 23h33 | Permalink

    Eu fui um daqueles que registrou o medidor da CET bater nos 298 km de lentidão. Devia ter salvo a imagem. Parabéns, chegaram ao limiar da profética placa dos 300 km. Logo ultrapassarão essa marca, chegando enfim, ao ponto do travamento total, minha profecia favorita. Mas não se preocupem, pois dentro de alguns anos, esses engarrafamentos de várias centenas de quilômetros poderão estar confinados a um único local: o Super-Mega-Freeway que o nosso amado governador pretende implantar sobre os leitos dos grandes rios, na contramão do que recentemente fez a Coréia. E uma vez que o tráfego com tantos veículos irá engargalar ao adentrar as vias periféricas, teremos as vias centrais e de menor fluxo praticamente vazias! Plim! Solução mágica!

  5. Posted 11/06/2009 at 7h50 | Permalink

    E o jogo da seleção nem era em Sampa. Recife ficou da mesma forma, congestionadissima. Não chegaremos nunca aos 300km porque nem temos tanto espaço assim (acho que isto deve ser todo o nosso sistema viário!)… bom de ver foram dúzias de ciclistas passando pelos cantos, avançando. Exemplo silencioso!

  6. Santiago
    Posted 11/06/2009 at 15h06 | Permalink

    Grande Thiago!!!

    Seu blog é muito importante para a gente. Seus textos são sempre ótimos e me agrada muito esse sarcasmo e humor…
    Eu acho que o “35,135,1″ do gráfico foi nada mais que o “35,1″ repetido. Deu “tilt” no site da CET por ter estourado o gráfico!
    A pergunta que fica pra mim é: Já que o trânsito está todo relacionado com a política e sistema financeiro, será que o Gráfico de Lentidão pode ser analisada conforme os analistas de mercado fazem com o iBovespa? Será que ao rompermos a barreira dos 300km vamos manter esse valor constantemente acima dos 300? Acredito que sim! ;)

    Ontem infelizmente não tinha ido de bike pro trabalho. Dei uma maneirada depois de quase ser assassinado por um ônibus mês passado, nos moldes do que aconteceu com a Márcia.
    Por sorte, estava a pé, de ônibus. Pra voltar do trabalho, fiz um caminho diferente e fugi do congestinamento. Andei um bom tanto a pé, peguei um ônibus pelo corredor da 9 de Julho e depois usei o metrô. Fiz praticamente o tempo “normal” que faço pra ir embora pra casa de ônibus, mesmo com um percurso maior…

    Abraços,

    Santiago

  7. Posted 11/06/2009 at 17h43 | Permalink

    Thiago:

    Somente você para me sacar uma gargalhada no dia de hoje, feriado, e eu aqui trabalhando!

    Tem uma contrapartida, carro parado não atropela. Toda a vez que o trânsito melhora tenho medo das ruas, a velocidade somada a agressividade dos motoristas impunes de São Paulo é uma combinação assassina.

    Vou espalhar o link de sua página e no fundo sinto-me culpada sim… “cada povinho tem u guverno que merece!”

    Eu mereço!

    Bjs

    Falzoni

  8. Posted 12/06/2009 at 16h17 | Permalink

    Legal o texto.
    Venha no meu blog ler o texto:
    Morar perto do Trabalho, trabalhar em casa, viver mais simples

    http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/06/morar-perto-do-trabalho-trabalhar-em.html

  9. Posted 13/06/2009 at 10h33 | Permalink

    Haha, estou com a Renata! Torço para o caos no trânsito, para tudo parar de vez…assim nosso risco é menor!
    Aliás, imaginem só uma bicicletada no meio dos carros parados na nova marginal do Serra? ;)

8 Trackbacks

  1. [...] Leia mais considerações sobre o recorde dessa noite no site Apocalipse Motorizado. [...]

  2. [...] eterno “país em desenvolvimento”. Dos produtores da série GTA, o que vai se esperar? Trânsito de 300 km ontem acho que não é um bom ambiente pro game. Acho que é um pouco “parado” [...]

  3. [...] Veja mais relatos aqui, aqui e aqui! [...]

  4. [...] Leia mais sobre no Apocalipse Motorizado, clique aqui. [...]

  5. By Toma, direitosca! « Cão Uivador on 19/06/2009 at 11h49

    [...] como se fosse preciso fazer manifestação para o trânsito trancar em São Paulo – e o mesmo vale para Porto [...]

  6. By + Vá de bike! + on 19/06/2009 at 18h41

    Para o Estadão, o que importa no protesto da USP é o efeito no “trânsito”…

    A primeira página e as capas de três dos seis cadernos do Estadão de hoje exibiam propaganda de carro. Sem contar os diversos anúncios dentro dos cadernos.
    Imagem: Reprodução

    Na primeira página do Estadão de hoje, o que se vê ……

  7. [...] contrário da Massa Crítica/ Bicicletada que ocorre uma vez ao mês, os CARROS promovem DIARIAMENTE, o “travamento” do trânsito, atrapalhando a circulação de todas as outras pessoas, [...]

  8. By Toma, direitosca! | Cão Uivador on 26/05/2012 at 0h55

    [...] como se fosse preciso fazer manifestação para o trânsito trancar em São Paulo – e o mesmo vale para Porto Alegre. Esse post foi publicado em Política e marcado Anistia [...]

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*