O para-joelhos da Praça do Ciclista

praça do ciclista – 25/12/2009

Por causa da São Silvestre, a prefeitura de São Paulo retirou o arremedo de parapeito que permaneceu durante quase um ano na Praça do Ciclista. Agora a mureta que protege pedestres de uma queda fatal no “buraco da Paulista” tem menos de um metro de altura.

O parapeito original teve sua altura reduzida em janeiro de 2008, quando a prefeitura reformou as calçadas da Paulista. O piso foi elevado, mas os carrocratas ignoraram a necessidade de aumentar também a proteção aos pedestres. Algumas reclamações foram feitas e, desde então, o improviso foi o padrão adotado.

Praça do Ciclsita – 12/12/2009

Como é sabido, as ruas percorridas pelos atletas da São Silvestre sempre recebem uma maquiagem para sair bem nas imagens da televisão. Tapumes e gambiarras com as quais os cidadãos convivem o ano inteiro não ficam bem nas imagens “para exportação”.

Em 2007, a Prefeitura (talvez a pedido do diretor de arte da emissora que exibe a prova) cobriu de cinza um mural da artista Mona Caron.

Com a retirada do arremedo de parapeito para a São Silvestre 2009, a prefeitura certamente irá repetir a ação de 2007 e cobrir de cinza os desenhos que hoje enfeitam a mureta. Resta saber se além de acabar com a arte, a administração municipal também irá acabar com o risco de um acidente gravíssimo no local.

Em Julho de 2008, o ex-über-secretário Andrea Matarazzo já prometia o reforço no parapeito (além da devolução do bicicletário que havia sido instalado antes da reforma das calçadas). Até hoje, nada foi feito além de pintar reiteradamente o muro de cinza.

4 Comments