(mais uma) Triste bicicletada

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foto: Daniel Moura Soares

No último sábado (28), a bicicletada de maceió estava de luto. Em 12 de fevereiro, o ciclista José Carlos Félix Pereira foi assassinado por um ônibus enquanto trafegava na Av. Durval de Góes Monteiro.

A bicicletada de fevereiro na capital alagoana pendurou uma bicicleta fantasma no local do “acidente” (ironicamente, em frente ao IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).

José Carlos usava sua bicicleta como instrumento de trabalho. Equipado com um sistema de som, circulava por Maceió fazendo propaganda do comércio local.

A mídia carrocrata mais uma vez distorceu os fatos, ignorou a lei e culpabilizou a vítima. Como no atropelamento da paulistana Márcia Prado, alegou que José Carlos “fez uma manobra errada”. Em São Paulo, chegou-se a dizer que Márcia perdeu o equilíbrio e só então foi morta pelo ônibus (fato desmentido por testemunhas e não considerado por jornalistas sensatos – a maior parte dos que cobriram a morte da Márcia, diga-se).

O Código de Trânsito Brasileiro, ao prever a distância lateral de 1,5 metros e exigir a redução da velocidade durante a ultrapassagem de ciclistas busca exatamente preservar a vida do “elo mais fraco” em caso de “manobras erradas” (geralmente desviar de buracos, que não são causados pelo fluxo de bicicletas nem de pedestres). Em ambos os casos, é fato que esta distância não foi respeitada e que o motorista não reduziu a velocidade “de maneira compatível com a segurança”

Além disso, em qualquer cidade brasileira é notório que a convivência com os ônibus é a pior possível, o que se torna mais grave quando lembramos que o transporte coletivo é uma responsabilidade do Estado.

No entanto, o modelo de transporte no Brasil é apenas um modelo de negócios baseado no capitalismo selvagem: maximizar os lucros dos donos das empresas, sujeitando motoristas a prazos e condições desumanas, entupindo os coletivos de passageiros, cobrando tarifas extorsivas e sobrepondo rotas nos locais mais ricos das cidades.

Ainda são poucas e pífias as iniciativas de treinamento de motoristas de ônibus para convivência pacífica no trânsito e, em boa parte das cidades, esta responsabilidade é deixada a cargo das próprias empresas, sem nenhuma supervisão ou “interferência” do poder público.

Trocando em miúdos, o poder público brasileiro é menos responsável e gasta menos recursos para zelar pelo direito de ir e vir dos cidadãos do que, por exemplo, para cuidar das regras de consumo de telefones celulares.

Quem já andou de ônibus em São Paulo se lembra do irritante apito que soava quando o motorista “esticava” uma marcha. De pequena importância, mas de forte poder simbólico, o dispositivo servia apenas para salvar dinheiro das empresas em combustível ou manutenção.

José Carlos é mais uma vítima da cultura do motor e da pressa, que coloca o lucro acima da vida. Infelizmente, não será a última.

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