A primeira multa por desrespeito a pedestres em SP?

foto: Iain Macmillan / Imagem impossível em São Paulo de 2008

Relato do Alexandre Afonso, na lista da Bicicletada:

“Local:
Estrada de Itapecerica x Rua Aristodemo Gazzotti (próximo ao terminal João Dias, na saída da Vila das Belezas), os CETs ficam por perto para organizar a zona, mas sempre só observando… nessa rua, como é uma saída antes do farol, sempre existe confusão.

Eu como não sou idiota, fico lá (com a moto) esperando um tempo para sair com segurança, sempre aguardando o semáforo parar o transito…

Ocorrência:
Um gol estava esperando para entrar na via principal, mas como sempre em cima da faixa de pedestre, obstruindo a travessia de pessoas.

Um cara (ou digo carro) na preferencial parou e disse para ele (o gol) seguir e em vez de voltar a olhar para direita, simplesmente saiu, tocando levemente um pedestre que reclamou, muito mais pelo susto e falta de respeito mesmo do que pelo choque.

Eu atrás vendo a cena, quando de repente, um cara da CET pula na rua e observa o motorista “xingando” o pedestre e dizendo para ele tomar cuidado.

O CET grita alto: então “bacana” você que tem q tomar cuidado com o pedestre, ou você não sabe?

O motorista não tomou conhecimento e continuou.
Assim o agente da CET voltou para a calçada, sacou a caneta e o talão e espero eu que para presentear o motorista com uma lição de respeito ao pedestre. (Confesso que achei a cena impressionante)

Fiquei com vontade de parar para questionar se ele realmente ia multar, mas fiquei com medo de tomar uma multa também por obstruir o transito. (pena que eu não estava estava de bike para parar). Eu fiquei pensando em agradecer, só por ele ter chamado a atenção do cara na frente de tanta gente, pois alem de todos os pedestres, carros e motos parados, nós estávamos na frente de um ponto de ônibus lotado. Será que alguém na CET ouviu nossos clamores por respeito aos pedestres e ciclistas e resolveu aplicar o código de transito afinal?”

5 Comments