Entre as boas maluquices de Portland, uma das mais famosas é o Zoobomb.
Faça chuva, neve ou sol, há mais de cinco anos um grupo de bons malucos se encontra na estação Zoo do Max (o bonde da cidade), sobe um elevador até o zoológico da cidade, passa algum tempo no parque e depois desce uma montanha usando bicicletas de criança.
“Sim, parece idiota e é idiota”, diz um dos slogans do encontro. Idiota, perigoso e muito divertido. A descida da montanha leva menos de dez minutos e é feita em alta velocidade. Usar os freios é opcional e não recomendado.
foto: jonathan maus / bikeportland
O primeiro passo é ir até a uma esquina da cidade onde as bicicletas infantis ficam “estacionadas”.
Depois é só pegar o bonde (Max) até a estação Zoológico. Levando as bicicletas, claro. Afinal elas são aceitas no interior dos bondes, trens e em suportes instalados nos ônibus da cidade.
Detalhe: em toda a região central da cidade, o transporte público é gratuito. A estação Zoo fica só um pouco depois deste deste limite, mas nenhum zoobomber foi visto ou punido por usar este trechinho a mais.
Da estação, um elevador transporta o pessoal até o zoológico, situado em um belo parque a 200 metros acima da cidade.
Nas noites de verão, música e diversão até a hora da largada.
5, 4, 3, 2, 1… Zooooobooomb!
As atividades do Zoobomb são feitas por conta e risco dos participantes. Não existem líderes, organizadores ou responsáveis. Apenas a data e o local do encontro: todo domingo.
Em 2006, alguns comerciantes nas redondezas do local de estacionamento das pequenas bicicletas começaram a reclamar. Argumentaram que a “pilha de bicicletas” era ilegal e estava afugentando seus clientes.
Conversa vai, conversa vem, o recém eleito prefeito Sam Adams, então secretário municipal, não apenas declarou que a pilha de bicicletas era legal, como também afirmou que o Zoobomb é “uma instituição de Portland”.
Para agradar gregos e troianos, a pilha de bicicletas ganhará um novo lugar. As bicicletas ficarão estacionadas em uma escultura a ser construída por artistas locais, em parceria com o pessoal que participa do Zoobomb.
Sam Adams, prefeito eleito de Portland / foto: dropoutbikeclub
Em tempo: Sam Adams foi eleito prefeito e assume o cargo em janeiro do ano que vem. Assim como o ex-prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, responsável por grandes iniciativas a favor das bicicletas na capital francesa, Sam Adams é declaradamente homossexual.
No último dia 27 de junho, ele organizou e participou de um passeio de bicicleta do Pedalpalooza: o “Sam Adams’ Ride” seguiu da prefeitura até sua casa. Porque as ações sempre valeram mais do que as palavras.
Error thrown
Call to undefined function ereg()