A Bicicletada é…
… o encontro de desconhecidos, o reconhecimento dos que não se encontram nos lugares comuns. É um passeio, uma passeata, um bom programa para noites de sexta-feira.
Bicicletada: espaço-tempo coletivo de ações diretas e indiretas, atividade lúdico-educativa de (re)ocupação das ruas pelos seres humanos, de exercício da política anti-burocrática, de troca não-mediada entre os seres humanos, de diversão a partir da convivência.
Na última sexta-feira de fevereiro, pessoas de diversas cidades ao redor do planeta abriram espaços no meio do barulho, da poluição e da agressividade das ruas tomadas pelos motores para construir outros mundos.
Territórios temporários onde a convivência supera a guerra, onde a agressividade dá lugar à coexistência. Espaços onde o uso inteligente dos recursos torna ridículo o desperdício em que está baseado o mundo do consumo tele-motorizado.

Em São Paulo a Bicicletada era das celebridades. No segundo aniversário da Praça do Ciclista, famosos efêmeros dos Big Brothers e revistas de exposição da privacidade conviveram com personalidades eternas da história humana. Bicicletada de todas as tribos.

Frida Kahlo e Angelina Jolie, George Bush e John Lennon, Sigmund Freud e Hillary Clinton…

Riddin’ high

No aniversário da Praça do Ciclista, mais uma placa instalada. Desta vez para avisar os motorizados que passam no buraco da Paulista que “aqui em cima é mais gostoso”.


Desta vez Francisco de Miranda foi convidado a pedalar pelos céus.


Trânsito: lugar de alegria.

Na Sé, bicicletas para todos os lados e apenas um acidente: uma queda solitária por causa do piso molhado. Sem os veículos motorizados, os seres humanos negociam o espaço de maneira fluída, olham uns nos olhos dos outros e avisam: eu vou pra lá.

Abençoados sejam os que não poluem o ar, não congestionam as ruas e não se isolam da cidade.

Debaixo de chuva, cerca de 150 pessoas participaram da massa crítica paulistana. Enquanto isso, a cidade batia mais um recorde de congestionamento: o maior do ano, 216km de ruas entupidas por carros com uma pessoa dentro. Quem participou da bicicletada fez a sua parte: 150 carros a menos.
No Rio de Janeiro, oito intrépidos ciclistas conversaram, pedalaram e inauguraram a Praça do Ciclista local, apelidada de Praça do Pedevela.
Em Aracaju, nove palhaços que não tem medo da chuva ocuparam as ruas para panfletar, pedalar e se divertir.
Em Curitiba, algumas celebridades enfrentaram pela primeira vez o trânsito de sexta-feira, já que a bicicletada por lá acontece sempre aos sábados.
Abaixo, uma coletânea de fotos, vídeos e relatos da massa crítica bissexta em algumas cidades do planeta Terra.
São Paulo:
fotos e relato: blog transporte ativo
fotos, vídeo e relato: ciclobr
relato e fotos: contraponto e fuga
relato: ecologia urbana
fotos: el.rojo
fotos: luna rosa
relato e fotos: gira
fotos: panóptico
fotos e relato: rex.em.fotosAracaju – fotos e relato: ciclourbano
Rio de Janeiro – fotos: Bernie
Londres – fotos: roda fixa
Bangkok – vídeo 1 – vídeo 2 – vídeo 3
Los Angeles – vídeo
Madrid – vídeo
Nova Iorque – vídeo 1 – vídeo 2
São Francisco – vídeo
Sacramento – vídeo
4 Comments