Do trem para o metrô

Esse povo da União Européia é realmente muito atrasado: viajam de trem de um país para o outro e quando chegam ao destino, utilizam o transporte público para chegar em casa ou no hotel.Em vez de aeroportos congestionados, velhas estações construídas no século XIX. No lugar da querosene, energia elétrica.

De Salzburgo até Viena foram pouco mais de quatro horas dentro de uma cabine confortável, conversando com outros turistas e apreciando a paisagem.

Chegando em Viena, um bilhete de metrô e pronto: 15 minutos depois já estava “em casa”. Nada de taxistas extorquindo a corrida, nada de congestionamento, nada de buracos e solavancos dentro de um automóvel.

Quando saí do Brasil, pouco depois do acidente com o avião da TAM, pouco se falava sobre os trens de passageiros, seja para ligar aeroportos às cidades ou para (que absurdo!) transportar passageiros de uma cidade até a outra.

Limpo e eficiente, o metrô de viena ainda tem umas plaquinhas coloridas para designar os assentos preferenciais para gestantes, idosos ou portadores de necessidades especiais. Afinal, pra que fazer feio se dá pra fazer bonito?

5 Comments