Angústia, raiva e solidão


(foto: João Lacerda / Transporte Ativo)
“Hoje de manhã, por volta de 10 horas, eu e um amigo pedalávamos tranquilamente pela engarrafada rua Pinheiro Machado quando um taxista num Santana buzinou. Embora o tráfego estivesse parado logo à frente, o motorista forçou passagem.

Ao emparelhar, meu amigo sacou a máquina fotográfica e conseguiu o retrato da ‘gentileza’ e da noção de espaço público nas ruas do Rio de Janeiro.”

Motoristas apressados para chegar até o próximo ponto de congestionamento ou ao semáforo seguinte não são exclusividade carioca, como no relato acima. Em São Paulo, o desespero transformado em agressividade também se manifesta em cada esquina.

Ainda que a fantasia publicitária venda o exato oposto, dirigir na cidade consiste basicamente em andar e parar a cada 2 ou 3 minutos. Acelera, primeira, segunda, terceira, reduz e freia. Acelera, primeira, segunda. Buzina. Freia. Acelera, primeira, segunda…

Quanto mais agressivos e mal educados são os motoristas e quanto mais potentes, agressivos e numerosos são os automóveis, mais controle é necessário, mais semáforos, mais radares, mais lombadas… Infelizmente o motorista não constuma entender essa fator elementar da física, o movimento de corpos em um espaço finito.

Hipoteticamente, se todos os motoristas no final da tarde andassem a 20km/h (média de velocidade no horário) ninguém ficaria parado, ou seja, não haveria congestionamento. Talvez, com velocidades mais reduzidas, também não fossem necessários os semáforos, lombadas e radares…


(reprodução: desenho Motormania, de 1950, Walt Disney)
– Mas como?! Eu comprei esse carro porque ele vai de 0 a 100 em meio segundo, porque ele me permite conquistar mulheres lindas, porque com ele eu sou rico, bonito, veloz, ágil, poderoso, livre…

– Eu juro que vi, tava lá no comercial, o carro sozinho na rua debaixo do céu azul, como você me diz que eu não posso exercer tudo isso que eu comprei, como eu não posso andar a 180km/h?

– A culpa é desse idiota que está na frente, que não sabe dirigir [buzina]. Tinha que ser mulher mesmo. Vai pilotar fogão, sua $@%#! [buzina]

– Ô velho maldito que demora pra atravessar a rua. [buzina rápida] Não tá vendo que o sinal já fechou pra você?! Acelera o passo e sai logo da frente! Quer morrer, é?! [acelera com raiva, cantando o pneu]

– Esse país não tem jeito mesmo, quanta miséria. E aí ficam esses pobres puxando carroças no meio da avenida Paulista, que coisa mais atrasada, pega mal pra cidade, pro turismo, afeta o “risco país”… A prefeitura devia mesmo limpar essa gente; privatizar logo a reciclagem de lixo e tirar esses malditos pobres que puxam carroças e ficam atrapalhando o trânsito. [buzina]

– Que porra é essa, uma bicicleta?! [buzina] Vai pra calçada, %$#@! [buzina] Folgado, não não paga IPVA e fica aí no meio da rua atrapalhando o trânsito, andando a 20km/h!

8 Comments