Retratos do lado de fora

(fotos: Isaumir Nascimento / publicadas com a permissão do autor)

Durante uma semana o fotógrafo Isaumir Nascimento esteve no parque do Ibirapuera com o projeto Retratados em São Paulo, fotografando os freqüentadores do parque. No final de semana seguinte as fotos foram montadas em forma de painel e os personagens eram convidados a voltar ao parque para retirar seus retratos.

Segundo as estatísticas oficiais (a pesquisa Origem-Destino do Metrô, de 1997), 300 mil paulistanos usam diariamente a bicicleta como meio de transporte.

Quem anda pelas ruas da capital sabe que o número de bicicletas em circulação é muito maior. A pesquisa do metrô, principal estatística sobre mobilidade na capital, considera apenas o modo prioritário de transporte, ou seja, não leva em conta o senhor que anda de ônibus mas foi passear no parque depois do expediente, a senhora usa taxis e foi buscar pão na padaria, o garoto vai de metrô, mas foi até a casa do amigo depois da escola em sua bicicleta….

Somos muitos, cada vez mais a ocupar as ruas com nosso veículos sustentáveis, girando pedais e construindo um mundo de convivência e sustentabilidade.

Infelizmente os olhares dos administradores públicos, pesquisadores acadêmicos, técnicos e planejadores urbanos seguem voltados para atender a demanda da minoria da população que utiliza automóvel. Talvez porque eles, administradores, acadêmicos, técnicos e planejadores façam parte dessa minoria que só se desloca pela cidade dentro de automóveis. E quem já experimentou o “lado de fora” sabe o quão limitada é a visão de um motorista sobre a realidade.

3 Comments