Carro: o grande vilão do ar


(ilustração: Frederico Oliva e Hugo Oliveira)

Em setembro de 2004 uma reportagem da Folha de S.Paulo destacava: “O inverno de 2004 ainda nem acabou e, em relação aos últimos cinco anos, já é o campeão em registro de má qualidade do ar na Grande São Paulo.”

Nesta terça-feira (15) foi anunciado que o inverno de 2006 superou o de 2004 e entrou para a história como o mais poluído nos últimos 10 anos.

A fonte é o relatório de qualidade do ar no Estado de São Paulo, feito pela CETESB e que pode ser baixado aqui.

Os veículos motorizados são os grandes responsáveis pela poluição na cidade.

Em 2006, carros, motos, ônibus e caminhões emitiram 97% de todo o monóxido de carbono, 97% dos hidrocarbonetos e 96% dos óxidos de nitrogênio e 40% de material particulado presente no ar que o paulistano respira.

Ao contrário do que sugere a fumaça preta do ônibus, o principal responsável pela poluição em São Paulo continua sendo o automóvel particular (veja a tabela abaixo).

Não precisa ser cientista para desconfiar que os quase seis milhões de carros poluem muito mais e são muito menos úteis do que os 430 mil veículos a diesel (caminhões ou ônibus) ou as 870 mil motos (que, em boa parte, existem para suprir a imobilidade da sociedade do automóvel).

(relatório de qualidade do ar no Estado de SP – CETESB)

clique na imagem para ampliar a tabela
ou faça o download do relatório

3 Comments