fotos: luddista / alexandre sp
Mais de 20 cidadãos participaram da Bicicletada de fevereiro na última sexta-feira (23). No primeiro aniversário da Praça do Ciclista, arte, informação, convivência, panfletagem e massa crítica pelas ruas de São Paulo.
A Praça do Ciclista, ponto de encontro da Bicicletada paulistana desde 2002, é um território sem nome que recebeu batismo popular no carnaval de 2006. Hoje tem até projeto de lei (de autoria da vereadora Soninha) pedindo a nomeção oficial do espaço.
No primeiro aniversário, além do grafite pró-bicicleta, os participantes da Bicicletada também instalaram placas informativas com os itinerários de ônibus que passam pela Parada Praça do Ciclista.
Na São Paulo da era “Cidade (não tão) Limpa”, as paradas de ônibus mais parecem outdoores para motoristas. Informações úteis para os cidadãos que não possuem carro deram lugar à grande superfície colonizada pela propaganda.
Na Praça do Ciclista é diferente: agora os usuários de ônibus têm acesso não apenas às linhas que passam pelo local, mas também aos itinerários de ida e volta dos coletivos.
O bem sucedido homem engarrafado e o pobre homem livre
Bicicletas enfeitadas
Adesivo cretino em veículo perigoso
Acima, a Parada Praça do Ciclista, espaço livre de publicidade e cheio de informação. Abaixo, o itinerário completo de uma das linhas, informação que poderia ser facilmente disponibilizada em todos os pontos de ônibus da capital (se estes não servissem apenas como anúncios gigantes).
Panfletagem e conversa na Paulista
Em março tem mais.
Sempre na última sexta-feira de cada Mês, às 18h, na Praça do Ciclista. Visite o site da Bicicletada ou inscreva-se na lista de discussão.
vídeo
fotos
fotos-alexandre sp
cartaz de informativo colado na Parada Praça do Ciclista
3 Comments