Pirataria ou difusão cultural?

Uma das grandes possibilidades apresentadas pelas redes de compartilhamento de arquivos na internet é o acesso a produções independentes ou que foram relegadas pelos cartéis de distribuição e exibição de filmes que dominam o Ocidente.

Na era do blockbuster e da colonização de corações e mentes como arma de guerra, ter acesso ao que não interessa aos cartéis de Hollywood (ou às suas embaixadas de censura estética) é o grande potencial humano da chamada “pirataria”.

Como exemplo fica a dica do filme “La Bicicleta”, do espanhol Sigfrid Monleón, que dificilmente será lançado no Brasil. O filme foi recentemente disponibilizado em torrent, mas provavelmente pode ser encontrado em outras redes P2P.

Dois avisos importantes:
1) pirataria é crime
2) impedir a diversidade cultural para manter monopólios econômicos e estéticos também

[trailer de La Bicicleta no Youtube]

[resenha em espanhol]

[link para download do filme em torrent]

Dicas aleatórias de filmes que não estão disponíveis no Brasil e podem ser encontradas através da rede de torrents:

The Yes Men – documentário sobre dois figuras que se passam por executivos da Organização Mundial do Comércio, fazem seminários e chegam até a dar entrevista à BBC em nome da entidade.

El Topo / The Holy Mountain – filmes do chileno Alejandro Jorodorowsky, tirados de circulação pelos produtores

Israeli Wall Must Fall – filme israelense sobre a resistência palestina e internacional na cidade de Bil’in contra o muro de Israel. Também disponível no Google Video.

E vale visitar também o opensubtitles.org, um ótimo site de legendas em vários idiomas.

12 Comments