Dia de Ação Global por Oaxaca – segunda (20)

Na próxima segunda-feira (20) acontece um Dia de Ação Global em solidariedade a Oaxaca. Em São Paulo as atividades acontecem a partir das 14h, em frente ao prédio da Gazeta (av. Paulista, 900).


Carros-barricada feitos pela população…

Há vários meses o estado de Oaxaca (México) vive uma verdadeira insurreição popular, daqueles momentos raros na história em que o povo se cansa e, por diversas razões e com diversas propostas, resolve contestar a opressão acumulada.

Em junho deste ano uma greve de professores foi violentamente reprimida pelo governador do Estado, Ulisses Ruiz. Entidades e cidadãos mexicanos constituíram a Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca e começaram a exigir a saída do governador, acusado de ter desviado mais de 10 bilhões de dólares destinados a programas sociais.

As manifestações cresceram a cada dia, aglutinando outros setores da populção, e o governo federal de Vicente Fox decidiu enviar forças repressoras da Polícia Federal Preventiva. Dezenas de cidadãos foram mortos, incluindo o jornalista novaiorquino Bradley Will. Outras centenas seguem presos ou desaparecidos.

O povo de Oaxaca resiste, pede a saída imediata de Ruiz, a libertação dos presos políticos e a punição dos assassinos. Apesar do silêncio brutal da mídia corporativa brasileira (mais interessada no último festival de moda em Londres do que nos acontecimentos dos países vizinhos), a cobertura da mídia independente tem sido bastante ampla e de extrema qualidade. Mais do que isso, tem possibilitado ações globais que auxiliam na resistência local.

2 Comments