apresentado para a Paulista
A Prefeitura iniciou a reforma das calçadas da rua Augusta e promete entregar a obra em três meses. O trecho beneficiado é grande, da Martins Fontes (centro) até a Estados Unidos (jardins).
Infelizmente não há previsão de ciclovia ou ciclofaixa. Uma pena, pois a Augusta é a subida mais leve entre o centro e o espigão da Paulista. Além disso, em boa parte da rua e do dia, o estacionamento de automóveis é permitido nos dois lados da pista.
Nas calçadas com mais de três metros de largura (pouco mais do que o espaço ocupado por um carro estacionado), haverá uma “faixa de apoio ou acesso”. Não fica claro se o “apoio ou acesso” é destinado a pedestres ou veículos.
Outro dia alguém sugeriu que a CET adotasse bicicletas para atuar no trânsito. Parece utópico e sem sentido prático, mas talvez a experiência fora dos gigantescos SUVs ou dos carros oficiais permitisse uma outra perspectiva sobre a mobilidade urbana.
Quem sabe fosse posível perceber que carro ocupa espaço, consome recursos e que o seu uso desnecessário e abusivo causa graves problemas à cidade e aos seus habitantes.
Os 90 novos veículos da CET custaram R$ 3.328.230,00.
Os 16.000 m2 de calçada na Augusta custarão R$ 2.192.287,96.
5 Comments