Concurso de idéias: Ponte Daslu – Pq. Cidade Jardim

(anúncio encartado há alguns meses no jornal Valor Econômico)

“Perspectiva de vida é morar de frente para o cartão postal da cidade”. Será que o casal loiro se refere à fétida e congestionada Marginal Pinheiros ou ao shopping center instalado no jardim do seu palácio?

Esse é o anúncio do Parque Cidade Jardim , o empreendimento imobiliário de mais alto luxo já construído no Brasil. São 17 vagas na garagem do apartamento mais caro, que custa R$18 milhões de reais. Do outro lado do rio poluído e das vias expressas congestionadas está a Daslu, centro de consumo para grã-finos acusado de superfaturar importações e sonegar impostos (na mais típica e nojenta conduta da minoria branca há 506 anos).

Como fazer com que os milionários do Parque Cidade Jardim chegem até a Daslu sem pisar no território brasileiro, aquela terra miserável e desigual que tanto lhes causa repulsa e medo?

Inscrições até 31 de agosto.

Diz o regulamento:
“O objetivo deste concurso é discutir, de forma crítica e bem-humorada, um fenômeno que vem se tornando comum entre os moradores dos grandes centros metropolitanos brasileiros: o medo de se misturar à população de baixa renda. Mais do que isso, este concurso pretende discutir também a nova tendência estética adotada em edifícios residenciais e comerciais destinados às classes média e alta: o neoclassicismo.

O recém lançado empreendimento Parque Cidade Jardim, em São Paulo, que tem como principal fonte de inspiração o Palácio de Versalhes, reunirá um shopping center de luxo, academias de ginástica e edifícios residenciais e comerciais, com o objetivo de permitir que os moradores trabalhem, consumam e se divirtam sem sair de seus portões.

O Parque Cidade Jardim situa-se no bairro do Morumbi, às margens do Rio Pinheiros, praticamente em frente a outra construção em estilo neoclássico, a loja da Daslu. O local é cercado por favelas e conjuntos habitacionais de baixa renda.

Os participantes deverão desenvolver propostas para uma ligação (ponte, túnel, teleférico ou qualquer outro tipo de ligação aérea, aquática ou terrestre) entre o Parque Cidade Jardim e a loja Daslu. As propostas devem permitir que os moradores do novo empreendimento imobiliário possam ir às compras na Daslu de maneira asséptica, sem correrem o risco de serem assaltados, seqüestrados, ou ficarem presos no trânsito, como se nunca tivessem deixado os portões de seu condomínio de luxo. As propostas devem ser interessantes, criativas e bem humoradas”.

14 Comments