Rota Cicloturística Márcia Prado, o novo caminho do mar

interplanetaria23_dsc01567

fotos: interplanetária 2008 / macacoveio

Em dezembro do ano passado, mais de 300 paulistanos sairam da Praça do Ciclista em direção ao mar. Inspirados pela Massa Crítica Interplanetária de Roma, Itália (chamada de Ciemmona), buscavam um lugar ao sol e um pouco de água fresca.

Durante quase cinco séculos, burros, carroças, carruagens, bicicletas e trens carregaram pessoas no caminho que liga o planalto de Piratininga e o mar. Com o império do automóvel estabelecido no século XX, atravessar a serra virou exclusividade de carros particulares, ônibus e caminhões.

interplanetaria02_silvio_img-1400

Em 2008, apenas um pequeno grupo dentro da massa conseguiu chegar até a praia, já que no meio do caminho havia uma Placa. E por causa da Placa, havia uma praxe: bicicleta não passa.

Não se sabe ao certo quando, mas estima-se que a Placa foi instaurada em algum momento esfumaçado da segunda metade do século XX, legitimada por algum papel, memorando, portaria, circular ou lei.

A norma estampada na  Placa era vigiada por homens armados, que às vezes pegam um dos transgressores que há décadas escorrem pelos vários caminhos da Serra do Mar em perigosas bicicletas.

cartazinrotamarciaprado_gallery

arte: ciclobr

Um ano depois, por iniciativa do Insituto CicloBR, em parceria com o Parque da Serra do Mar, CPTM e prefeituras de São Paulo, São Bernardo, Santos e Cubatão, a massa vai chegar ao mar.

No próximo sábado (19), acontece um passeio-teste da Rota Cicloturística Márcia Prado, que vai atravessar paisagens exuberantes em um trajeto de 77km. O objetivo é verificar as condições de segurança e conforto da estrada

Todas as informações podem ser encontradas no CicloBR.

O caminho do mar ganhou até um nome: Rota Cicloturística Márcia Prado, em homenagem à ciclista morta no começo de 2009. O nome consta de um projeto de lei apresentado pelo vereador Chico Macena, que aguarda sanção do prefeito Kassab.

Márcia estava entre os 300 barrados no ano passado. Ficaria muito feliz com a homenagem e certamente estaria junto com os ciclistas deste final de semana.

Confira com atenção as informações contidas na página do evento e, como diriam os italianos da Ciemmona, “Tutti al Mare!”.

Informações sobre o evento de sábado
clipping Bicicletada Interplanetária 2008
clipping Rota Cicloturística Márcia Prado

24 Comments