Abuso de autoridade

(clique na imagem para ampliá-la)

Aprendi outro dia o que significa o termo “permissão discricionária”. Em poucas palavras, é uma delegação de poder do Estado a uma determinada autoridade. A partir daí, a autoridade assume o papel do Estado e julga quando uma lei pode ser desrespeitada para que o bem comum (objetivo do Estado) seja atingido.

Assim a autoridade policial pode, a partir deste conceito jurídico, subverter as leis de trânsito para atingir o bem comum. O princípio é válido, por exemplo, quando uma viatura policial em perseguição a criminosos atravessa semáforos vermelhos. A autoridade policial julga, naquele momento, que o bem comum (a prisão dos criminosos) está acima das leis de trânsito.

A polícia brasileira, como é notório, não compreende direito o que significa “bem comum” e comete dirarimente abusos de autoridade dos mais diversos tipos. Desde o assassinato sumário de “suspeitos” (mais da metade dos mortos pela polícia paulistana não tinham passagem pela polícia) até o simples abuso do estacionamento em locais proibidos.

Na foto acima, além da viatura estacionada em cima da calçada (prática absolutamente comum na cidade, afinal o “sagrado” trânsito não pode ser interrompido), um outro carro também desfruta tranquilamente do estacionamento na área destinada aos pedestres. Lastimável para quem deveria ser exemplo de cidadania.

outras cenas cotidianas de abuso policial:

6 Comments