A placa mais bonita de Copacabana

Tão simples, tão eficiente: veículos motorizados em baixa velocidade são menos perigosos. Ruas compartilhadas: a solução mais moderna e barata para estimular a mobilidade urbana inteligente. Em Copacabana, Rio de Janeiro, boa parte das ruas já recebeu estas placas.

zonas 30 em Copacabana – blog transporte ativo

Share

6 Comments

  1. Posted 13/01/2010 at 7h54 | Permalink

    Muitos de nós, ciclistas, cobram ciclovias EXCLUSIVAS, de implantação cara e complexa, quando soluções tão simples e baratas quanto pintar uma faixa, colocar algumas placas bem posicionadas e divulgar com a população, resolveriam. Precisamos estar atentos e divulgar estas soluções mais econômicas para não cairmos no “esquema” de grandes empreiteiras e vários políticos motivadi$$imo$ com as oportunidades que estas soluções apresentam! E vamos pedalando!

  2. Rodolfo Simões - Vitória ES
    Posted 13/01/2010 at 12h12 | Permalink

    Nós, ciclistas, não podemos repetir os mesmo erros cometidos pelos que utilizam carros. Ciclovia ou ciclofaixa é uma forma de se apoderar do espaço público assim como as vias destinadas para os motorizados fazem. Espaço público é lugar de integração, convivência! Ver uma placa dessas é um alento, sem dúvida!

  3. Posted 13/01/2010 at 12h46 | Permalink

    Simples e barato, e o mais importante: a cidade se movimenta e seus habitantes criam hábitos saudáveis, curtindo o visual da cidade que pulsa, de forma mais leve, porém mantém o ritmo.

  4. Posted 13/01/2010 at 13h14 | Permalink

    Bem, foi divulgada recentemente uma pesquisa de 20 anos mostrando grande redução de incidentes com pedestres e ciclistas em zonas similares a essa:
    http://www.bmj.com/cgi/content/full/339/dec10_3/b4469

    Mesmo que ao longo do tempo haja uma tendência para os motoristas ultrapassarem os limites da via depois que se acostumam, diminuindo um pouco os efeitos da redução (http://hembrow.blogspot.com/2009/05/lower-speed-limits-are-not-enough.html), deve ser muito bom ter o gostinho de admirar a mais bonita placa de Copacabana…

  5. Posted 13/01/2010 at 14h47 | Permalink

    Ideias simples para grandes resultados.

    Infelizmente, ainda tem muito motorista apressadinho que reclamaria (bastante) se a velocidade máxima de certas ruas e avenidas fossem diminuídas.

  6. Davi Pires
    Posted 13/01/2010 at 23h51 | Permalink

    Visitei o rio recentemente, e teria ficado feliz de notar isso. Infelizmente, o que eu vi bastante e estranhei muito foram placas de 70km/h e 90km/h. Dentro da cidade isso é a própria legitimação do assassinato.

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*