Todos têm poder

2009-11-bicicletada-bicicletario04

Algumas coisas não podem ser contabilizadas em estatísticas, explicadas cientificamente em relações de causa e efeito ou racionalizadas em previsões lógicas.

Os encontros de massa crítica, chamados de Bicicletada no Brasil e em Portugal, certamente escapam a todas as tentativas cartesianas: às vezes o que prometia ser maravilhoso acaba indo por água abaixo e em tantas outras o que parecia fadado à catástrofe se transforma em uma experiência ímpar.

2009-11-bicicletada-bicicletario05

A Bicicletada da última sexta-feira foi um desses eventos memoráveis e é difícil explicar com palavras as razões para esta afirmação.

Apenas corpos presentes conseguem entender em seu metabolismo o que significam aquelas poucas horas de subversão do paradigma da imobilidade e do isolamento, quando uma janela se abre no espaço e no tempo para que indivíduos ativos e responsáveis por outros indivíduos governam um organismo vivo que se movimenta alegremente inspirando a metrópole.

2009-11-bicicletada-bicicletario06

Talvez tenha sido a chuva, que só caiu durante os 20 minutos finais da concetração lúdico-educativa, refrescando corpos e almas, limpando o ar e provocando encontros inusitados debaixo das marquises na região da Praça do Ciclista.

Talvez a fundação da Associação Ciclocidade na quarta-feira anterior, que conectou mais alguns espíritos até então isolados para amplificar a força de quem se move em direção às cidades do século XXI.

2009-11-bicicletada-bicicletario07

O fato é que mais de 250 pessoas pedalaram por mais de 20km de cidade no que talvez tenha sido a melhor bicicletada dos últimos dois anos.

No meio do caminho, um shopping center que foi inaugurado sem bicicletário recebeu a visita da massa, que deixou o recado e seguiu adiante para transformar mais alguns quilômetros de ruas em espaço fluído, seguro e humano.

relatos:
ecologia urbana

fotos:
carlos aranha
edu green
luddista

videos:
apocalipse motorizado – blip.tvyoutube
bruno giorgi – [1][2]
carlos aranha
renato zerbinato

notícias:
folha online
blog do professor arnaldo

Share

11 Comments

  1. Posted 30/11/2009 at 11h02 | Permalink

    Comecei a ir a Bicicletada no começo deste ano e desde então só tenho aprendido mais e mais com todos. Acho que esta foi sem dúvida a melhor que participei, a chuva, a mandalinha dentro do estacionamento do Shopping. Agora a parte mais surreal de todas – acho que até merece um post – foi ver aquela mulher dentro do carro blindado na Augusta. Presa no corking ela começou a comunicar-se com a gente por um “auto” – falante, sinistro demais, parecia uma voz do além! Acho que você até tentou conversar com o senhor que estava com ela…

    Vamo que vamo!

  2. Posted 30/11/2009 at 12h53 | Permalink

    emocionante!

  3. Posted 30/11/2009 at 13h55 | Permalink

    Tinha que estar lá para entender. Mas foi realmente a melhor dos últimos tempos! ;)

  4. Posted 30/11/2009 at 15h22 | Permalink

    Foi uma das melhores em minha opinião.
    Lembrando que em Dez tem toda sexta:
    http://twitpic.com/rlqtu

  5. gatti
    Posted 30/11/2009 at 17h30 | Permalink

    eta bunda linda no inicio!

  6. Professor Arnaldo
    Posted 30/11/2009 at 18h44 | Permalink

    Perfeito! Artigo sobre a ATITUDE publicada no Blog do Professor Arnaldo

  7. Posted 30/11/2009 at 19h38 | Permalink

    foi intenso… incrível.

    (aliás, o link que você colou do igualvoce.wordpress me lembrou uma intervenção que um dos ilustradores lá do trampo fez: http://www.flickr.com/photos/osilva/3631108584/ , http://www.flickr.com/photos/osilva/3630289951/ , http://www.flickr.com/photos/osilva/3631108470/ . bem legal)

  8. Kanaãm
    Posted 30/11/2009 at 22h04 | Permalink

    Comecei a pedalar no fim do ano passado de brincadeira, somente para ir ao trabalho e voltar, acabei me apaixonando e posso afirmar que foi a melhor que eu já fui até hoje!
    Gostaria de saber onde posso conseguir mais fotos para guardar no meu arquivo.
    Abraçoss!

  9. Kikavaidemagrela
    Posted 30/11/2009 at 23h12 | Permalink

    Dá-lhe BICICLETADA…foi a minha 3a vez na BICICLETADA da PAULICÉIA e pireiiiiiiiiiiiiiii !!!!
    Eu que estava em um dia meio “sem cor”, me transformei em pura alegria e CHUVA já a caminho! É incrível como a MASSA CRÍTICA mexe, move, pulsa e transforma o nosso dia!
    Foi boa demais! Enquanto giro… grito, apito, dou risadas, faço poesia, tiro sarros e como num gôzo… acredito AINDA MAIS NA BICICLETA!
    Viva a liberdade!
    Viva a bicicletada!
    Viva tod@os n@s!!!
    Kikavaidemagrela

  10. Posted 01/12/2009 at 12h43 | Permalink

    Melhor vídeo de uma Bicicletada de todos os tempos! Este ferve o sangue! Não creio que tal “mídia negativa” seja bastante para prevenir outros casos semelhantes, mas está claro que a pressão funciona, começa por dizer claramente e em público o que incomoda em vez de aguentar calado. O shopping deu uma desculpinha para a imprensa e parece (só creio vendo) que existia mesmo o bicicletário nos planos deles.

  11. Posted 07/12/2009 at 22h37 | Permalink

    “invadir” o shopping foi MASSA!

3 Trackbacks

  1. […] Dezembro 1, 2009 · Deixe um comentário Protestar é uma arte. E a turma da Bicicletada de São Paulo resolveu exercitar essa arte na última sexta-feira, 27, no estacionamento do Shopping Vila Olímpia, luxuoso centro comercial recém-inaugurado no bairro homônimo. Apesar de contar com “um dos mais modernos sistemas operacionais do país”, o estacionamentonão cumpre, ou não cumpria, a legislação municipal. Os maiores interessados resolveram reclamar. […]

  2. […] · Deixe um comentário A última bicicletada foi memorável, a invasão do estacionamento de um bunker de luxo com direito a mandala deu vontade de mais e por sugestão de alguns teremos bicicletas todas as […]

  3. […] que deveria existir caso a Lei Municipal 14.266 de 2007 fosse respeitada. Dias depois a Bicicletada de São Paulo acabou fazendo uma visita ao Shopping, como resultado instalaram rapidamente um bom […]

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*