A segurança da baixa velocidade

[youtube=http://br.youtube.com/watch?v=Bpf9WEKYvGY]

O comercial é de uma rede alemã de ferramentas e produtos para a bricolagem.

No bairro carioca da Tijuca, o dispositivo “faça você mesmo” não será necessário. As ruas da Tijuca serão primeiras a experimentar a segurança das “Zonas 30”, áreas onde a velocidade dos motorizados será reduzida para aumentar a segurança de ciclistas e pedestres.

Além da Tijuca, outros bairros do Rio de Janeiro poderão ser beneficiados pela redução do limite de velocidade, caso o projeto das “Zonas 30”, apresentado pela associação Transporte Ativo, seja colocado em prática.

Máquinas pesadas e velozes são uma ameaça à vida e uma das grandes barreiras para quem está começando a usar um veículo a propulsão humana.

A equação é simples: mais velocidade = menos tempo de reação, tanto para o motorista, quanto para os demais ocupantes das ruas.

A redução da velocidade é imprescindível para a criação de cidades humanas. Permitir que automóveis, ônibus, caminhões e motos trafeguem a 70 ou 80km/h dentro do perímetro urbano é legitimar o genocídio motorizado, perpetuando o assustador índice da OMS, que aponta os “acidentes” de trânsito como a principal causa de mortes de jovens e crianças no mundo.

Em 1961, os estadunidenses Paul e Percival Goodman já afirmavam que não havia razão para que os veículos em circulação na ilha de Manhattan trafegassem em velocidades superiores a 40km/h. Mais ousada era a proposta de simplesmente banir os automóveis da “grande maçã”.

Infelizmente um dos pilares do lobby automobilístico é o estímulo à velocidades criminosas, perpetuando a ilusão de que o deslocamento em automóveis é algo instantâneo: basta entrar, girar a chave, acelerar e pronto, você já chegou ao seu destino.

A redução da velocidade e as iniciativas que visam propagar o respeito e a convivência nas ruas são tão ou mais importantes que a construção de ciclovias. Aliás, faixas segregadas para bicicletas não seriam sequer necessárias se a velocidade máxima permitida  em algumas ruas fosse a velocidade média do trânsito, ou seja, 30km/h.

3 Comments