Prazer nas ruas

polly_bicicletadaspnov0744.jpg
fotos: polly

Uma das melhores bicicletadas dos últimos tempos. Arte, ação direta, alegria, convivência e educação para aliviar o trânsito agressivo de sexta-feira à noite em São Paulo.

Bicicletas no asfalto, arte na praça, massa crítica no “drive thru” e a instalação da primeira “Ghost Bike” de São Paulo.

A massa crítica de novembro tomou as ruas com convidados ilustres e ilustres anônimos. Novos e velhos amigos celebrando a vida, a paz e o simples prazer de estar no espaço público.

polly_bicicletadaspnov0711.jpg

“Mona Caron’s work in progress”: de São Francisco, a artista desembarcou em São Paulo para compartilhar a experiência de quem viveu a origem da massa crítica e viu a cidade (im)possível brotar a partir da reocupação das ruas.

Ela aproveitou para deixar sua arte na Praça do Ciclista. Tomara que a lei “Cidade Limpa, Muro Cinza” saiba diferenciar arte de vandalismo.

polly_bicicletadaspnov0712.jpg

polly_bicicletadaspnov0718.jpg

“Bicicletada’s work in progress”.

polly_bicicletadaspnov0731.jpg

bicicletada_novembro.jpg
foto: luddista

Última sexta-feira de novembro. O mar não estava para peixe. Ou melhor, as ruas não estavam para os seres humanos. Trânsito pesado, gente estressada, entediada e sozinha dentro das bolhas a combustão.

polly_bicicletadaspnov0734.jpg

Impossível encontrar um momento mais oportuno para mostrar que existe mobilidade além do pára-brisa e perguntar: “Quem causa o trânsito?”.

polly_bicicletadaspnov0740.jpg

Pedalando até a av. Luís Carlos Berrini, os participantes da Bicicletada montaram a primeira “Ghost Bike” de São Paulo. Homenagem a um dos 84 ciclistas mortos em 2006 e um lembrete: não deixe a sua angústia virar assassinato. Respeite o ciclista.

polly_bicicletadaspnov0747.jpg

polly_bicicletadaspnov0742.jpg

álbum de fotos: contraponto e fuga
álbum de fotos: André Pasqualini
relato e fotos: contraponto e fuga
fotos: mona caron
relato e fotos: ciclobr
Bicicletada na mídia
Asas
álbum de fotos toscas: luddista

9 Comments