Do nada ao lugar nenhum: agora mais curta

283menos01

(clique nas imagens para ampliá-las)

Segundo cálculos realizados através do Google Earth, a ciclovia da avenida Faria Lima ficou 283 metros mais curta desde o final de julho.

Como avisa a faixa acima, o trecho entre a rua Pe. Garcia Velho e o Largo da Batata foi desativado para dar lugar a pontos de ônibus. Esperto, o governo municipal aproveitou para fazer propaganda da linha 4 do Metrô (repare no canto esquerdo da faixa), que terá o primeiro trecho entregue só em 2011, mas já consta nos mapas oficiais desde a última eleição para governador. Isso se não houver mudança de planos, governos ou mesmo oscilações na bolsa de Hong Kong ou um aumento do risco país pelo J&P Morgan.

283menos02

Nada contra os pontos de ônibus. Pelo contrário: os terminais e corredores à esquerda criados no governo passado são ótimos. Se na próxima década estes terminais forem integrados à fictícia linha 4 do metrô, melhor ainda. E se tivermos bicicletários e uma tarifa de ônibus e metrô integrada e barata, estaremos na Suécia.

Mas não devemos lamentar a desativação da ciclovia, afinal ela nunca existiu. Assim como os outros 3,4 km… ops, 3,1km de ciclovias da cidade, a da Faria Lima também ligava o nada ao lugar nenhum. Agora ela termina um pouco antes, mas sua inutilidade permanece a mesma.

7 Comments