O mês sem carro em São Paulo

arte: fahrad

No próximo dia 22 de Setembro, milhares de cidades ao redor do planeta participam da jornada de reflexão sobre o uso do automóvel.

O Dia Sem Carro de 2008 cai em uma segunda-feira e, no Brasil, em ano eleitoral. Uma combinação interessante, já que na terra brasilis segue vigorando a Carrocracia, ou ditadura do automóvel.

Menos de um terço da população paulistana possui automóveis. Mesmo com o sensível agravamento dos impactos causados pelo excesso de automóveis em nossas cidades, é difícil encontrar um governante que tope “comprar briga” com a minoria motorizada o Deus Carro, restringir a circulação de motores durante um dia ou ao menos dizer que o automóvel e seu uso excessivo são problemas graves (preferem dizer que é o trânsito, o ar seco, a chuva, os caminhões…).

arte: ilha da fantasia

A programação do Mês Sem Carro começa nesta sexta-feira (05): é a Bicicletada Toda Sexta de Setembro. Como sempre, a concentração acontece a partir das 18h e o pedal começa às 20h.

Seguindo a tradição, em 22 de Setembro acontecerá uma grande massa crítica pelas ruas da cidade.

Mostras de vídeos, vagas vivas, desafio intermodal, pedaladas, bicicletadas e outras atividades lúdico-educativas irão marcar o mês que comemora o início da primavera.

arte: fahrad

No domingo (07), o Pedal Cultural no espírito de Mário de Andrade comemora a cidade e a mobilidade independente da queima de combustíveis.

O Pedal Cultural tem saída pontual às 9h da manhã, da Praça do Ciclista.

Setembro é mês de resgatar a cidade e devolvê-la às pessoas. Participe!

Cartaz de Divulgação da Bicicletada em Setembro (para impressão)
Programação do Mês Sem Carro – Bicicletada SP (em construção)

Programação do Mês Sem Carro em Curitiba

Dia Sem Carro em SP – 2007
Dia Sem Carro em SP – 2006
Dia Sem Carro em SP – 2005

6 Comments