Maníacos por bicicletas

Durante duas semanas de verão no hemisfério norte, a cidade de Portland hospeda o Pedalpalooza, um festival com todos os tipos de maluquices relacionadas a bicicleta.

Entre roteiros históricos pela cidade e lavagem de bicicletas de biquini, foram 217 eventos em 14 dias. Um complemento perfeito para a conferência da World Carfree Network.

As atividades são auto-gestionadas. Ou seja, qualquer um pode incluir o seu rolê na programação oficial e fica responsável por realizá-lo. Até o prefeito eleito, Sam Adams, resolveu propor uma atividade.

Além da programação oficial do Pedalpalooza, outros eventos rotineiros como a corrida de triciclos “indoor” em um bar da cidade agitavam dias e noites no verão de Portland.

Em torno de uma mesa de sinuca, dois competidores por vez, com direito a locutor e bandeirada final. Parabéns a Lady JAY, a grande vencedora.

No dia 20 de junho, o “Solstice Ride” (Pedal do Solstício) reuniu mais de 300 pessoas em uma alegre massa crítica noturna.

Sem líderes ou responsáveis, o Solstice Ride foi uma coalizão de grupos em direção ao Monte Tabor, um parque no alto da cidade. Mais uma “coincidência organizada” para celebrar a vida.

No caminho, só aplausos.

Antes de chegar ao Monte Tabor, duas paradas em estacionamentos, onde novos grupos se juntavam à massa.

Música vinda de bicicletas sonoras, dança e confraternização na ocupação espontânea dos espaços geralmente usados para o estacionamento de veículos motorizados.

Bikes not bombs!

Depois de uma bela subida, a noite que antecedeu o solstício continuou com mais festa, música, dança, conversa e diversão.

Também serviu para celebrar o primeiro aniversário de casamento de Tiago DeJerk e Adriane.  Eles se casaram durante o Solstice Ride de 2007, quando uma procissão de bicicletas os acompanhou até o Monte Tabor.

O objetivo dos mais resistentes era ficar por lá até o amanhecer. Para mim, a vista da cidade, a música, algumas cervejas e outro tanto de conversa foram suficientes.

From geeks to freaks, a look at Portland Bicycle Culture

Share

2 Comments

  1. Posted 12/07/2008 at 2h48 | Permalink

    Nessa noite, eu e a Adriane comemoramos nosso primeiro aniversario de casamento.

    Nos nos conhecemos na “Solstice Ride” ha dois anos, no topo do Mt Tabor.

    Nos casamos no topo do Mt Tabor no solsticio do ano passado, tivemos uma procissao de bicicletas ate a festa, e a “Solstice ride” partiu da nossa festa de casamento.

    Neste ano, decidimos ser um dos co-organizadores da bicicletada, alem de nos re-casarmos no topo do vulcao.

    http://bikeportland.org/2007/06/22/congratulations-tiago-and-adriane/

  2. Silvio Tambara
    Posted 12/07/2008 at 12h19 | Permalink

    Que beleza de post, que beleza o comentário do Tiago. “São tantas emoções…”

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*