Os urubus e a carniça

(estímulo à irresponsabilidade em jornal qualquer)

Uma coletânea rápida de notícias da última semana:

– Motorista atropela sete pessoas da mesma família; cinco morrem
– Motorista atropela pedestre na região central de SP
– Atropelamento deixa uma pessoa morta e congestiona a 23 de maio
– Acidentes matam três em estradas de MG
– Morador de rua que dormia sob túnel morre atropelado em SP
– A morte dos super-homens
– Policial rodoviário é atropelado ao ajudar vítima em SP

O uso de automóveis é a principal causa de mortes de crianças e jovens no mundo e a principal causa de óbitos no trânsito paulistano. Os carros tiram a vida de 1 milhão de pessoas a cada ano em todo o planeta.

Será que as atuais campanhas de educação no trânsito adiantam alguma coisa em uma sociedade que não impõe restrições aos automóveis, ou não passam de paliativos e estratégias de marketing para encobrir as razões do genocídio?

Será que a responsabilidade por uma morte no trânsito é apenas do motorista homicida? Ou será que a indústria automobilística e todo o lobby a ela associado também têm uma fatia de culpa ao fabricar máquinas de guerra travestidas de dispositivos de transporte e propagandeá-las como símbolos de poder e liberdade?

Os fabricantes, que vivem barganhando incentivos e benefícios dos governos, não arcam com os custos das mortes, não pagam indenizações às vítimas, não pagam o patrimônio público destruído, o conserto dos carros, a franquia do seguro, o guincho, o tratamento psicológico ou fisioterapeutico dos acidentados…

Mais canalha ainda é a política dos fabricantes em relação aos ítens de segurança, tratados como “opcionais”.

Na terra de Senna, Piquet e Fitipaldi, os “pilotos” nunca acreditam que estarão envolvidos em um “acidente”. Em vez de “optar” pelo freio ABS, preferem um sistema de som “maneiro” para aliviar o tédio das horas que fica parado dentro de seu “possante”.

No entanto, é cada vez mais raro encontrar um paulistano que não conhece alguém que perdeu a vida em um “acidente”.


BMW que “voava baixo” em estrada alemã
(foto: Douglas D. / car-accidents.com)

É muito difícil dirigir um carro seguindo todas as regras de condução segura. A velocidade e a potência dos automóveis são, por natureza, assassinas e de difícil controle. Cabe ao motorista consciente apenas tentar impedir que as bolhas metálicas de duas toneladas manifestem o que lhes é inato.

A tarefa de dirigir com segurança não é fácil. Principalmente no atual quadro de imobilidade das grandes cidades, onde o motorista, em sua máquina que “voa baixo”, não consegue sair do lugar por causa do congestionamento.

A sensação de “anda e para” se traduz geralmente em angústia e raiva contra tudo e contra todos. Assim que o trânsito fica livre, o motorista tende a descontar as horas perdidas “pisando fundo”.

Se somarmos este quadro ao uso livre de celulares ao volante, às películas que escurecem o vidro dificultando a visão, à total ausência de multas por infrações que dizem respeito à segurança de pedestres e ciclistas e à absurda facilidade de tirar uma carteira de habilitação, fica mais fácil compreender as razões das mortes.

Enquanto o urubu que lucra com a carniça continuar a ser visto como o beija-flor que vende liberdade, pouco irá mudar no “genocídio acidental” que varre o planeta.

5 Comments