As calçadas, os carros, o centro

Peixe grande, peixe pequeno

Formal ou informal, legal ou ilegal, o lobby automobilístico demonstra a cada esquina suas armas para impedir a mudança no paradigma de (i)mobilidade em São Paulo.

Executivos e publicitários em escritórios high-tech ou manobristas em uma rua qualquer fazem parte do mesmo negócio. Privatizam o espaço público e transformam o direito de todos em privilégio de alguns. A diferença é que uns levam trocados, outros ganham milhões.

“Manobrista no local”

No centro, os carros seguem roubando espaço dos pedestres nos calçadões. Acima, o tradicional paraciclo paulistano em contraste com o estacionamento ilegal de sedentários, folgados, paranóicos e afins.

Abaixo, rua 24 de maio, que morreu por inteiro com o fechamento do último trecho de calçadão que lhe restava. Fruto da “revitalização” orwelliana em curso na região.


“Cuidado, veículos”

E para terminar, cidade limpa, respeito zero: retirada de anúncio em banco e tentativa de homicídio na rua Augusta. Cones e faixas para proteger os pedestres? Respeito a quem tem dificuldade de locomoção? Bobagem, melhor não atrapalhar o trânsito.

3 Comments