Apocalipse Motorizado concorre a prêmio de melhor blog

O :.apocalipse motorizado está concorrendo ao prêmio “The Bobs – Best of The Blogs”, promovido pela agência de notícias alemã Deutsche Welle, que irá escolher os melhores blogs de 2006.

A disputa está na reta final e a votação vai até o dia 11 de novembro. O :.apocalipse motorizado está entre os 10 selecionados pelo juri a partir de indicações feitas pelo público.

Para votar, clique neste link, procure a seção “melhor weblog em português” e selecione a bolinha referente ao blog de sua preferência. Depois é só seguir até o final da página, preencher os dados solicitados e clicar em enviar.

Mais do que a honra de estar entre os 10 selecionados, fica a certeza de que os temas aqui abordados são pertinentes e que repensar a presença determinante do automóvel em nossas sociedades é um passo fundamental para a vida humana neste começo de século.

Além disso, fica também a certeza que existe vida além da pasteurização midiático-comercial que assola os grandes meios de comunicação.

Desde que surgiram, os blogs (assim como os Centros de Mídia Independente e outros meios alternativos) vêm cumprindo um papel fundamental na disseminação de informações que não passam pelo crivo editorial da chamada “grande imprensa”, presa a interesses econômicos ou às limitações inerentes ao ritmo industrial de preenchimento de páginas ou grades de programação.


A placa instalada pela sociedade civil durante o Dia Sem Carro
permanecia na frente da prefeitura até o último sábado (28)

A comunicação alternativa e a utilização de tecnologias de rede permite ações muitas vezes surpreendentes e inesperadas, que seriam impossíveis dentro das estruturas convencionais de organização da sociedade.

Hoje existe no Brasil uma rede considerável de troca de informações, articulação de idéias e atividades que permite dizer “estamos vencendo”. Mesmo com os automóveis entupindo ruas, páginas de jornais, mentes e horários de televisão e rádio, é fantástico perceber a velocidade com que pessoas se juntam para trocar informações e realizar ações diretas de transformação da realidade.

Basta dar uma olhada no relato do Dia Sem Carro de 2006 ou nos links da seção “boa vizinhança” para ver a qualidade e o potencial destas articulações.

Por fim, fica o profundo agradecimento a todos que seguem construindo cidades mais humanas, com menos poluição, menos barulho e mais convivência entre as pessoas.

Agradecimento especial ao Ned Ludd, autor do livro Apocalipse Motorizado, que além de organizar uma obra que é referência no tema, permitiu a utilização do nome nesta publicação virtual. Aos parceiros das bicicletadas, aos amigos da Transporte Ativo e aos autores de outros blogs, que realizaram tantas pequenas grandes coisas ao longo dos últimos anos. E também ao amigo Bruno Favaretto, que fez o projeto gráfico original do site e ensinou o básico sobre HTML.

* Leia também o texto “Estamos vencendo”, de Pablo Ortellado, disponível para download no Disco Virtual. O texto foi extraído do livro homônimo, que traz ainda belas fotos de André Rioky e conta a história dos movimentos de resistência global no Brasil.

Share

4 Comments

  1. Ned Ludd
    Posted 01/11/2006 at 4h57 | Permalink

    Oh Thiago. Eu não liberei nome nenhum pra ser usado no blog! :P Até porque o nome seria da editora.

    O Blog já superou o livro. Digamos que o livro se tornou um apêncide, um brinde, uma versão impressa.
    Esse é o único blog que me fez ler um blog.

  2. Roney Belhassof
    Posted 01/11/2006 at 14h14 | Permalink

    Conforme prometi cá estou para informar quantas vezes o documentário foi visto lá no Google Video no mês passado (outubro): 492 vezes.

    Abraços!

  3. Falansterio
    Posted 02/11/2006 at 0h21 | Permalink

    Parabéns pela indicação!!

  4. Daniel Castelo Branco
    Posted 12/11/2006 at 20h51 | Permalink

    Parabéns pela vitória! O MELHOR BLOG DO BRASIL, já pensou?! Vi o blog de vocês na Folha. Parabéns mais uma vez.

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*