Bicicleta: mais uma vez na frente do carro


(participantes do intermodal de Santo André / foto: divulgação DTC)

Na última quarta-feira (18) o Departamento de Trânsito e Circulação de Santo André realizou seu primeiro desafio intermodal. Assim como já havia acontecido em São Paulo e no Rio de Janeiro, a bicicleta venceu novamente o automóvel.

No percurso entre a praça IV Centenário e a caixa d’água da Vila Mariana (São Paulo), o ciclista levou 46 minutos, apenas 6 minutos a mais do que a moto, primeira colocada no quesito velocidade. O carro, tido e vendido como sinônimo de liberdade e velocidade, chegou em 58 minutos ao seu destino.

A moto, veículo mais rápido, é também o mais poluente e o mais perigoso. Chega a poluir mais do que um ônibus e mata um motociclista por dia nas ruas de São Paulo. Já a bicicleta, veículo não poluente e saudável, que ainda proporciona bem-estar e integração com a cidade, comprova seu excelente desempenho como meio de transporte.

Confira abaixo os resultados:

Moto (Rodrigo) – 40 minutos

Bicicleta (Marcelo) – 46 minutos

Moto (Welinton) – 49 minutos*

Automóvel (José Batista) – 58 minutos

Bicicleta (Renato) – 1 hora e 23 minutos**

Trem + ônibus (Adriana) – 1 hora e 28 minutos

Trolebus + Metrô (Alexandre) – 1 hora e 35 minutos

Trem + Metrô (Antônio) – 1 hora e 50 minutos***

* Welinton fez o mesmo percurso que o Rodrigo, com a diferença que o Welinton só andou em corredores (no meio dos carros) quando o tráfego estava congestionado ou nas aproximações de semáforo quando este estava vermelho, daí a diferença entre os tempos das duas motos.

** O selim da bicicleta do Renato quebro durante a viagem, prejudicando-a.

*** Antônio é deficiente físico e fez o percurso de cadeira de rodas.

6 Comments