42a Bicicletada – mais uma vez na Praça

Praça do Ciclista, esquina das avenidas Paulista e Consolação. Seis e pouco da tarde de uma sexta-feira com tempo feio e trânsito normal em São Paulo: apenas 120km de vias entupidas, mais de 3 milhões de veículos soltando fumaça.

Dois garotos disputando uma animada partida de futebol com latinha no oásis de grama no meio da avenida; dez ciclistas e mais alguns visitantes celebrando mais uma vez o espaço público e o direito de circular nas ruas com tranquilidade.

Foi a 42a edição da Bicicletada de São Paulo, que aconteceu na última sexta-feira de março.

Começamos a Bicicletada com uma boa limpeza na praça. Latinhas, garrafas, copos, embalagens… A sacola preta também fazia parte do lixo despejado diariamente nas ruas pelos paulistanos.

Colamos cartazes…

… panfletamos, conversamos com motoristas, pedestres, ciclistas…

… e montamos o nosso bicicletário em forma de carro. Um carro a menos, 5 bicicletas a mais.

São Paulo tem aproximadamente 1 milhão de vagas gratuitas nas ruas, 31 mil em Zona Azul e 800 mil em estacionamentos particulares. Para as bicicletas, sobram os postes.

A cidade não tem bicicletários nem nos locais mais óbvios e úteis, como estações de metrô e terminais de ônibus. Isso sem falar de museus, repartições e serviços públicos, centros culturais, cinemas, comércio… Por outro lado, até banca de jornal ou de pastel tem estacionamento em São Paulo…

 

 

A Praça do Ciclista tinha um mastro sem bandeira…

Lá pelas 9 da noite, um rolezinho no meio do caos. A Bicicletada paulistana acontece sempre na última sexta-feira de cada mês, às 18h, na Praça do Ciclista (Paulista X Consolação). Vai lá!

fotos
video blip.tv (with english subtitles)
vídeo YouTube
vídeo Archive.org
panfleto Em qual cidade você quer viver?
panfleto Marylin e a Bicicletada
site da Bicicletada
lista de discussão (cadastramento)

10 Comments